100 ANOS

100 ANOS

Da Casa...

Da Casa...

ROSA CORUJINHA

ROSA CORUJINHA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Plateia novinha em folha



Diário de Santa Maria 22/12/2010 | N° 2692
TEATRO
Projeto premiado incentiva estudantes a irem ao teatro em Rosário do Sul
A maioria das crianças não recusa jogar video game, assistir à TV ou navegar pela Internet. Mas será que elas aceitariam um convite para ver uma peça de teatro? Garantir que a resposta a essa pergunta seja afirmativa é a missão do projeto cultural Da Casa para a Escola, da Escola para o Teatro, desenvolvida há cinco anos em Rosário do Sul.

O projeto busca a valorização do teatro infantil e a formação de plateias. Funciona assim: os atores do grupo Art & Vida Teatro desenvolvem uma produção teatral – geralmente adaptações de obras clássicas, como Cinderella (que virou Cristal), O Mágico de Oz (que virou Oz Porque Nossa Casa É Nossa Terra) e O Pequeno Príncipe (que virou Memórias Pequeno Príncipe). Eles contam com o apoio da prefeitura e da iniciativa privada para aluguel de local e confecção de cenários e figurino para aprontar o espetáculo. Na segunda etapa, alunos de escolas são convidados a assistir à peça, cujos ingressos têm preços populares, e uma empresa local de transporte coletivo disponibiliza uma linha exclusiva para o projeto. Pronto: plateia lotada e aprendendo a amar a arte.

– No ano passado, 5,2 mil estudantes viram nosso espetáculo. Tivemos sessões lotadas de manhã, à tarde e à noite – diz o diretor do projeto, Paulo Evandro da Costa, acrescentando que, em quase seis anos, o público chega a 20 mil pessoas.

A validade da iniciativa foi reconhecida, recentemente, no Prêmio Cultural do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), organização ligada à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Os quesitos foram criatividade, alcance social e continuidade.

– Foi um reconhecimento do trabalho. Ficamos muito felizes – diz Evandro.

O projeto Da Casa para a Escola, da Escola para o Teatro encerrou as atividades do ano em 28 de novembro, com uma apresentação de Cristal, adaptação da obra Cinderella. Segundo Evandro, o público chegou a 4.125 espectadores.

Dança e teatro – Outro projeto realizado pela equipe liderada por Evandro é a formação de um grupo de dança e teatro na Escola Plácido de Castro, uma das maiores de Rosário do Sul. Chamado Plácido de Castro, o grupo, que começou este ano, tem 60 componentes – estudantes da 2ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio –, e já tem um espetáculo: Brasil de Tudo um Pouco. A atração tem coreografias planejadas para ritmos como samba, gafieira, xaxado e afoxé. As apresentações são entremeadas por textos poéticos e informações históricas.

– Nosso objetivo é valorizar a história, a música e a literatura brasileira – afirma o diretor.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, os alunos se apresentaram no pátio da escola, para um público de 1,2 mil espectadores, em um grande evento comunitário. A atriz global Leona Cavalli, natural de Rosário do Sul, assistiu ao espetáculo. No sábado, eles vão apresentar um especial de Natal na Praia das Areias Brancas. O evento, que começa às 21h, é gratuito.

– A escola dá um novo passo no sentido de ensinar conteúdos por meio do teatro e da dança – diz Evandro, que tem como parceiros nessa atividade o diretor da escola, Eduardo Ribeiro, Giane Ávila e Rosenara Severo.
MAIS
Tema e contatos
Para 2011, o tema que será trabalhado pelo grupo Art & Vida, que comemora 15 anos, será a história de Pinóquio – o trabalho adulto Cabe Tudo. Saiba mais sobre os projetos em placido decastrorosul. blogspot.com e artevidateatro.blogspot.com

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,3149730,16141

Nenhum comentário:

Postar um comentário