100 ANOS

100 ANOS

Da Casa...

Da Casa...

ROSA CORUJINHA

ROSA CORUJINHA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A vitória da cultura

Por Caroline Motta

Neste último domingo (10), um grupo de rosarienses deu uma lição de cultura e superação, representando o município para todo o Estado. Foi a Associação Cultural Grupo de Teatro Art&Vida, que conquistou o primeiro lugar no 12º Festival Itaquiense de Teatro Amador, com a peça infantil ‘Cristal – Nesta noite os sonhos serão todos verdades’. Após 15 anos de sua criação, a equipe se firma como uma das mais reconhecidas companhias de teatro do Estado e até mesmo fora dele, incluindo países vizinhos. Todavia, para chegar onde estão agora, tiveram que enfrentar muitos problemas e persistir para que a cultura fosse melhor difundida, e aceita, no município.
O sucesso do Art&Vida é um exemplo que deve ser seguido, pois a arte é um elemento vital para o crescimento de uma população. Infelizmente, o Brasil é um país de origem culturalmente pobre, mas nem por isso deve-se desistir de difundir e incentivar esse hábito na população. Demonstrando coragem, dedicação e perseverança, a peça apresentada pelo grupo de teatro já havia sido destaque no Prêmio CODIC/FAMURS, além de obter um público superior a quatro mil expectadores na 5ª Edição do ‘Da Casa para Escola, da Escola para o Teatro’, no Mês da Cultura de Rosário do Sul, em 2010.
O reconhecimento desses rosarienses hoje deve servir para incentivar, tanto população, quanto autoridades, a expandirem os projetos culturais no município, insistindo para que eles tornem-se um hábito e uma atividade de lazer para a comunidade. Os benefícios que essas atividades agregam intelectualmente à uma população normalmente não são reconhecidos logo no princípio, mas pesquisas comprovam a diferença que faz um povo rico culturalmente para o desenvolvimento do local onde vivem.

Redação Caroline Motta – Jornal Gazeta de Rosário-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário